

CINCO LIVROS ESCRITOS POR JORNALISTAS QUE TODO JORNALISTA DEVE LER
O primeiro passo para ser um bom jornalista é gostar de ler. A leitura amplia o vocabulário e os horizontes, estimula o desenvolvimento do cérebro e a reflexão. Consequentemente, ler bons livros ajudará no processo de escrita. No texto de hoje, trazemos uma lista com os principais livros que todo jornalista deve ler. Confira:
A sangue frio - Truman Capote
​
Um marco na história do jornalismo, o livro “A sangue frio”, de Truman Capote, conta a história do assassinato de uma família norte-americana, ocorrido em 1959. Capote estabeleceu uma relação intensa com suas fontes, parentes das vítimas, policiais e os próprios autores do crime. A obra mescla o jornalismo e a literatura e é uma verdadeira aula de como contar uma história. Além disso, é um excelente livro-reportagem, considerado uma das maiores referências de romance de não-ficcção.
​​
​
​
​
Coleção Ditadura - Elio Gaspari
​
A coletânea escrita pelo jornalista Elio Gaspari, retrata o período mais turbulento da história do país. “A ditadura envergonhada”, “A ditadura escancarada”, “A ditadura derrotada”, “A ditadura encurralada” e “A ditadura acaba”, são resultados de muita pesquisa sobre o período do regime militar no Brasil. É importante que os jornalistas e futuros jornalistas tenham conhecimento sobre a história do país e saibam sobre a atuação da imprensa durante a ditadura.
​
​
​
​
Chatô - O rei do Brasil - Fernando Morais
​
O jornalista Fernando Morais possibilita aos leitores de “Chatô - o rei do Brasil”, uma viagem ao tempo, sobretudo, no âmbito da história, política e da comunicação do país nos anos 20. A biografia de Assis Chateaubriand traz ricos detalhes da trajetória do principal empreendedor do jornalismo brasileiro, dono do primeiro grande conglomerado de mídia do país.
​​
​
​
​
O reino e o poder - Gay Talese
​
Escritor e jornalista, Gay Talese faz uma combinação entre a literatura e a não-ficção para contar a história de um dos jornais mais influentes do mundo: o The New York Times. O livro “Reino e Poder” descreve, com maestria, os bastidores do jornal e funcionamento dos jogos de poder dentro de uma redação.
​
​
​
​
O olho da rua - Eliane Brum
​
A história dentro da história. É isso que Eliane Brum retrata em seu livro “O olho da rua”. A jornalista se apresenta como “escutadeira” (pessoa que escuta histórias), narra os bastidores da reportagem e os dilemas e desafios enfrentados pelos repórteres.
E você, já leu algum desses livros? Escreva nos comentários qual desses te despertou interesse.




