

10 FERRAMENTAS QUE VÃO TE SALVAR COMO SOCIAL MEDIA
As redes sociais são algumas das principais ferramentas quando falamos de estratégias de marketing. Atualmente, esses meios são, provavelmente, o principal instrumento utilizado para promoção de empresas e pessoas devido à sua facilidade de reunir, conectar e engajar com o público alvo. Muita pressão, né? Mas não se preocupe! A equipe do Por Trás da Pauta separou uma lista de ferramentas que vão te salvar no meio digital.
1.mLabs
Uma ferramenta utilizada para a gestão na web, por ela é possível agendar posts em todos os formatos aceitos pelas redes sociais, bem como gerar relatórios de desempenho e responder mensagens privadas em um único ambiente pelo computador. O mLabs pode ser usado tanto para perfis empresariais quanto para a administração de contas pessoais, simplificando o monitoramento de contas no Facebook, Instagram, Twitter e até WhatsApp. De acordo com uma pesquisa da Marketing Tools Latam, realizada pela Rock Content em 2019, essa é a ferramenta de gestão e monitoramento de social media mais utilizada do Brasil.
2. Tagify
O uso de hashtags nas redes sociais, se utilizado da maneira correta, permite o acompanhamento de postagens sobre um termo específico, aumentando assim o alcance nas mídias e sendo essa uma maneira de atrair o público alvo. O aplicativo Tagify é um gerador de hashtags que cria 30 hashtags aleatórias correspondentes ao seu termo de pesquisa, apresentando as mais relevantes e relacionadas às postagens, aumentando assim o engajamento nas publicações.
3. Unfollowers & Ghost Followers
O termo Ghost Followers, em português “Seguidores Fantasmas”, é utilizado para descrever aqueles usuários que permanecem inativos ou não possuem nenhum tipo de interação com a sua conta. Esse aplicativo oferece a chance de detectá-los e, dessa forma, removê-los de sua lista, uma vez que não há nenhum envolvimento em atividades. Além disso, ele identifica aqueles que deixaram de segui-lo nas redes.
4. Socialbakers
No mundo dos negócios, um dos processos mais importantes é a análise da concorrência. Dessa forma pode-se reconhecer o que atrai o público que possuem em comum e estudar possibilidades de melhora no conteúdo disponibilizado, bem como de novas abordagens que podem ser viáveis. O Socialbakers oferece diversos recursos de estudo da concorrência, como comparações entre os trabalhos ofertados nos canais de sua marca e pesquisas sobre as métricas mais avançadas dos canais sociais. Ele analisa a eficiência dos anúncios feitos nas redes, descobrindo assim quais posts dos concorrentes estão sendo promovidos, da mesma forma que faz agendamentos e relatórios avançados e customizados.
5. Repost For Instagram
Esse aplicativo pode ser utilizado para repostar conteúdo de outros perfis, permitindo a republicação de qualquer imagem ou vídeo do feed e até mesmo Stories em que você foi marcado no Instagram. Com ele, não será mais necessário tirar prints de conteúdos de outros usuários para compartilhar no perfil, mantendo assim a qualidade do post.
6. Plann: Preview for Instagram
É muito comum encontrar diversas pessoas que utilizam o Instagram como um portfólio, exibindo todo o trabalho criado em busca de sempre atrair o público para o consumo do conteúdo produzido. Por esse motivo, um feed atrativo e organizado mostra-se essencial para tornar tudo ainda mais interessante e agradável visualmente. O Plann permite o planejamento e organização do feed e a postagem automática de imagens e vídeos. Ele oferece uma ferramenta para edição das imagens; criar temas, obtendo assim a melhor grade para a rede social; rascunho de legendas, programação de mensagens e Stories. O Plann indica o melhor momento para fazer postagens e ganhar mais seguidores, mostrando até mesmo qual a paleta de cores mais popular para ser utilizada no momento e oferecendo dicas.
7. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e análise que proporciona o monitoramento do perfil dos usuários que acessam o seu site, como as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades, entre outros dados. Através dele pode ser feita uma análise da taxa de rejeição, ou seja, saber quantas pessoas abandonam a página sem interagir. A ferramenta também indica o dia e o horário em que os visitantes interagem mais e com esse dado torna possível que seja planejada a melhor forma de utilização desses horários de pico, facilitando que sejam elaboradas estratégias de abordagem do público alvo.
9. Rebrandly
O Rebrandly oferece a oportunidade de personalizar URLs, encurtando-os de maneira personalizada para o compartilhamento dos links da marca. Dessa forma, links pequenos são transformados em URLs curtos e facilmente memoráveis.
10. Intellifluence
Essa ferramenta indica quais são os melhores influenciadores para buscar colaborações levando em consideração o seu tipo de conteúdo, sempre apontando o que se destaca em outras plataformas e agências e buscando mostrar criadores de conteúdo do mesmo nível que o da sua empresa para que, dessa forma, a parceria renda bons resultados para ambos os envolvidos. Os interessados em realizar uma colaboração se inscrevem no sistema, sendo esses verificados pela equipe da Intellifluence. Além das mídias sociais, há a apresentação de possíveis colaboradores de diferentes plataformas como a Amazon, Blogs, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Twitter e YouTube.
11. Turbogram
Com esse instrumento pode-se integrar e interagir com perfis que consomem ou produzem um conteúdo semelhante ao apresentado pela sua marca. Dessa forma, ela funciona como um cartão de visitas, convidando-os para melhor conhecer o seu perfil, tudo isso de maneira automatizada. O Turbogram apresenta automação de curtidas, comentários, bem como a possibilidade de seguir ou não seguir, entre outras. Assim, engajamento com perfis reais que possuem interesses similares aos apresentados pelo seu produto são cada vez mais comuns.
Por Isabella Paolucci e Raphaela Ferreira